DIPLOMACIA EMPRESARIAL
organizações, instituições e empresas nas relações internacionais
Tendo as organizações e as empresas conquistado, por direito e força, o seu lugar na Diplomacia Internacional, estruturaram, elas próprias, a sua "variante" da clássica diplomacia.
De facto, a "antiga" diplomacia tinha outros propósitos tais como a disputa política, militar e de influência geoestratégica entre nações. O centro era a Nação, o seu estatuto e influência nas relações com outras Nações e estados e conquistar, manter e alargar o poder e influência era o objetivo final.
Mas a diplomacia empresarial tem outros objetivos!
Embora a conquista, manutenção e difusão do poder e influência se mantenha como princípios e objetivos, o "foco" diverge.
Negócios, mercados, públicos-alvo, índices de consumo, acesso a matérias primas e mão de obra são agora os principais e centrais objetivos.
Os próprios Key Players, as suas características e modos de ser e de atuar alteraram-se.
Desta forma, criou-se toda uma nova variante de Diplomacia e de relações diplomáticas, centrada nos mercados, que é necessário conhecer e dominar.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
- As empresas como atores nas relações internacionais e diplomáticas;
- O conceito de interdependência;
- A relação entre as empresas e os estados;
- O poder das empresas;
- O que é diplomacia empresarial;
- As 5 dimensões da diplomacia empresarial;
- Lobby e Advocacy;
- Relações Internacionais e o conceito de "mundo plano".
SEGUNDO O PADRÃO
